top of page

5 dicas para ensinar educação financeira aos filhos

Valor Investe traz conselhos para que pais e responsáveis ajudem crianças a lidarem melhor com o dinheiro desde cedo

Qual pai ou mãe nunca ouviu a famosa frase: educação vem de berço? Por que, então, quando falamos sobre educação financeira, a mesma não se aplica? Especialistas apontam que muitos erros na gestão das finanças pessoais, já na vida adulta, são reflexo da ausência de educação financeira na infância. Para ajudar você que aprendeu tarde – e sempre pode buscar auxílio com as notícias, análises e opiniões do Valor Investe – a ensinar seu filho a importância de organizar as contas, investir, poupar para comprar um carro ou fazer uma viagem e gastar bem o dinheiro, o Valor Investe convidou Graziela Suman, planejadora financeira pela Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros), para dividir dicas simples sobre o tema.


5 conselhos para pais e responsáveis sobre educação financeira na infância


1 - Conversar. Ser transparente e dizer a verdade sobre a condição financeira da casa. É mais fácil dizer sim, ou dizer não. Mas, conversar, explicar e discutir sobre escolhas são complicado demais.


2 - Independentemente da idade, traga seus filhos para as compras. Estabeleçam metas prévias, como uma lista de compras e o orçamento para a missão.


3 - Faça pesquisa de preço, mostre que existem marcas, modelos e tamanhos relacionados aos preços.


4 – Estimule os desejos. Seu filho quer um celular ou brinquedo novo? Motive-o a poupar e a investir para conseguir aquilo.


5 - Apresente a origem da renda da família. Se possível, leve as crianças ao trabalho para que elas percebam o valor do trabalho, que é financeiro, mas não somente esse.



_MG_7169.jpg

Por

Claudia Prados

Claudia Prados é Mãe-fundadora do Mundo Ciranda e pedagoga . Ao buscar para sua filha um ambiente educacional encorajador e não encontrar, resolveu criar um local que fosse capaz de cuidar, dar afeto, nutrir adequadamente e ao mesmo tempo se comprometer com o pleno desenvolvimento cognitivo, social, emocional e humano das crianças

Mais artigos

bottom of page