top of page

Educação e saúde: uma união possível

Conheça a única pós-graduação no país que une os dois temas



É nítida a relação entre educação e saúde: se o aluno não está bem física e mentalmente, é muito provável que não tenha sucesso na escola. Crianças que estão enfrentando algum tipo de doença necessitam de atenção diferenciada na sala de aula. E, algumas delas, que passam por tratamentos mais graves, como o de câncer, precisam ter aulas dentro do hospital onde estão internadas.

É por todos esses motivos que foi criado o Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, da Unifesp. O curso teve início em 2009, com o mestrado. Em 2013, o doutorado também passou a ser oferecido.

“Formamos professores para atender demandas específicas, como dar aula dentro de um hospital, para crianças internadas que não podem ir à escola”, explica a professora Amália Covic, que integra a comissão de ensino do curso.

Amália ressalta que dar aula dentro de um hospital requer um planejamento muito diferente daquele que os professores estão acostumados a fazer para as turmas regulares das escolas. “No hospital, as aulas são individuais. O professor precisa estar atento ao aluno, conhecer sobre sua doença, há quanto tempo está internado e se passou por cirurgias, por exemplo”, afirma ela.

Para compreender como ensinar as crianças enfermas, os estudantes da pós-graduação  cumprem um currículo específico e singular, criado especialmente para essa formação, com disciplinas de educação e saúde, inclusive com médicos oncologistas.

Além das aulas teóricas, eles também vivenciam as lições na prática – a chamada residência, que ocorre dentro do hospital do Graac, em São Paulo. Os ingressantes no curso costumam ser graduados em pedagogia ou licenciaturas diversas, como Letras e Matemática.

O profissional com mestrado e doutorado nessa área não precisa se limitar a lecionar em hospitais. “O objetivo é que a formação extrapole o muro do hospital. O professor que faz esse curso consegue lidar de forma mais específica com as dificuldades encontradas nas salas de aula”, conta Amália.

O edital de inscrição para ingresso na pós-graduação em 2016 será publicado em fevereiro, no site do curso.

_MG_7169.jpg

Por

Claudia Prados

Claudia Prados é Mãe-fundadora do Mundo Ciranda e pedagoga . Ao buscar para sua filha um ambiente educacional encorajador e não encontrar, resolveu criar um local que fosse capaz de cuidar, dar afeto, nutrir adequadamente e ao mesmo tempo se comprometer com o pleno desenvolvimento cognitivo, social, emocional e humano das crianças

Mais artigos

bottom of page