• White Facebook Icon

Tem início a nossa jornada

Sabe este delicado momento de procurar um lugar especial para deixar todos os dias por um tempo o seu bem mais precioso?

De procurar aquele lugar ideal, que você consiga sentir afeto nos cuidados e no carinho com as crianças?

A Mundo Ciranda nasceu com o amor e a preocupação que nascem no coração dos pais quando precisam dividir com uma instituição os cuidados e a formação de sua criança. Foi criada para a filha da Claudia e Breno, diretores da instituição. Por isso oferece aos pais e mães que a procuram, exatamente o que a mãe-fundadora e pedagoga ofereceu para seus filhos. Só que agora com mais maturidade, experiência e conhecimento, já que nesses 25 anos, Claudia agregou a seu currículo certificações em PNL, Neuro-Semântica, Disciplina e Psicologia Positiva, trazendo ao ambiente da escola ferramentas que possibilitam potencializar as habilidades individuais das crianças.

Se você procura por segurança, acolhida, conforto e uma proposta educacional comprometida com o desenvolvimento sócio educacional da criança, com uma equipe selecionada e treinada em capacidade técnica e perfil pessoal adequado à proposta da escola onde as crianças são estimuladas por meio de projetos e atividades pedagógicas... você acabou de encontrar!

 

Seja bem-vindo ao nosso Mundinho!

 

Adaptação - Um momento que requer atenção especial

Uma nova etapa se inicia e, com ela, a preocupação em como será a adaptação ao novo ambiente. Seja a criança iniciante na vida escolar, seja o que está mudando de escola, ambos vivem uma situação nova em suas vidas. Precisam de ajuda e compreensão. Os pais, em geral, também se sentem em adaptação, também requerem atenção.

Em primeiro lugar, é preciso saber que o estado emocional do adulto reflete diretamente na criança. A calma e a segurança da escolha feita pela escola tem que prevalecer.  A decisão de matricular seu filho na escola deve resultar de uma atitude pensada, consciente e segura. Se a sua volta todos os adultos estão calmos, seguros de suas tarefas, tudo corre mais tranquilamente. Por isso, a individualidade e o tempo de cada um é muito respeitado na Mundo Ciranda.

Para os que estarão tendo sua primeira experiência escolar, a adaptação, variável em tempo de acordo com a criança, é gradativa. Observam-se as reações da criança e, através delas, o tempo a permanecer na escola vai sendo ampliado. Mas é preciso que sejam respeitadas as orientações que vão sendo dadas pelas professoras e coordenadoras, pois a experiência delas é importante nesse momento de chegada a uma nova etapa da vida. Aos pais, é requerida serenidade e confiança.

Aos alunos que vêm de outras experiências escolares também se dedica uma atenção especial, para que se sintam bem recepcionados, bem adaptados à nova realidade. Os próprios alunos que já estão na escola há mais tempo, os recebem com atenção, os orientam, ensinam sobre a estrutura do ambiente. Caso sejam observadas necessidades de aprendizagem de conteúdos, recebem atenção não apenas dos professores, bem como dos novos colegas, que lhes ensinam o que já sabem. E as dúvidas vão sendo sanadas através dos muitos recursos existentes nas estações de trabalho.

Reuniões antes do início do ano letivo são oferecidas aos pais. Essas reuniões favorecem o contato da família com a direção da escola, para conhecerem, em detalhes, o ambiente em que o aluno será recebido e os objetivos de cada fase de escolaridade. Procure-nos caso sinta necessidade de ajuda e maiores esclarecimentos a respeito da adaptação de sua criança.

Funcionamento

A Mundo Ciranda dispõe de opções de horários, dentro de uma rotina de funcionamento que tem início

às 7h estendendo-se até às 19h.

É muito importante que a criança sinta-se confortável e segura para aproveitar ao máximo seu período de estada na escola. Para isso, a acolhida é fundamental! Quando a criança chega à escola ela já recebe atenção especial, afinal, este é um momento decisivo para a boa aceitação das demais atividades que serão desenvolvidas durante o dia.

Após o ingresso na Mundo Ciranda, a criança recebe o carinho e a atenção da equipe pedagógica e equipe de auxiliares para tornar educativas todas as experiências vividas no cotidiano da escola. Para o melhor desenvolvimento da criança, a Mundo Ciranda trabalha com uma rotina de horários permeados entre atividades, alimentação, higiene e lazer. Esta rotina é orientada e discutida entre os

pais e a equipe pedagógica.

Nossa equipe está a sua disposição para informar e esclarecer dúvidas durante o período de funcionamento da escola.

 

Proposta Pedagógica

Recebemos influências inspiradoras que refletem nas práticas educativas. São elas:

 

. Montessori: A criança responde positivamente a um ambiente cuidadosamente preparado, com materiais arrumados numa progressão e de acordo com as áreas do curriculum. Permite liberdade de movimento e habilidade de auto disciplina.

. Construtivista: Ambiente vivo, tem um papel decisivo na qualidade, na profundidade da obtenção do conhecimento. Variedade de materiais tipicamente arrumados por áreas, ajuda a criança em seu desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social.

. Waldorf: espaços de aprendizagem, que promovem a fantasia, imaginação, criatividade. Materiais naturais e muitas cores que se espalham pelo ambiente estimulando o desenvolvimento pleno.

. Reggiana: Evidências de um ambiente organizado com uma estética que destaca a luminosidade, espaços acolhedores, áreas que permitem a participação de crianças em ambientes organizados para estimular a observação, o registro e aprendizagem.

. Sistêmica: Inter-relação entre o aspecto físico, o arranjo e distribuição do espaço e as pessoas. A escola como sistema de comunicação e relações intrinsecas. Ambientes compartilhados. Apoio emocional.

 

                  

O contato com diferentes teorias guiou as escolhas e decisões da Mundo Ciranda. Primamos a educação baseada nas

relações, cooperação, colaboração e comunicação. Educadores, famílias e crianças partilham ideias, dividem

tarefas e assumem responsabilidades.

Centrar a atenção na criança é essencial, mas educadores e famílias complementam os componentes desta proposta.

O protagonismo infantil é nosso foco, considerando a concepção de criança, escolhas pedagógicas, intencionalidade educativa: iniciativa, autonomia, aprendizagem ativa e competência.

A abordagem pedagógica é conduzida através da experimentação ecológica, que permite ler e interpretar determinados fenômenos. Uma experiência com fundamentação teórica que permite ser incorporada em práticas educacionais. Isto muda a visão e concepção de criança, curriculo e aprendizagem! Podemos considerar atores da nossa abordagem: a criança, a família, os educadores e o espaço.

A cada projeto pensado, a professora considera os períodos sensíveis da idade da criança que irá trabalhar, a fim de direcionar os esforços para as respectivas habilidades. Segundo Montessori, os períodos sensíveis do desenvolvimento são os intervalos temporais durante os quais a criança se encontraria propensa ao desenvolvimento de uma determinada habilidade. “Esta sensibilidade permite que os bebês e as crianças pequenas captem, sem esforço, novos sons e palavras durante o período crítico do desenvolvimento da linguagem, simplesmente ouvindo os pais/educadoras falarem”.

O que a neurociência chama de plasticidade extrema, Montessori chama de mente absorvente; o que hoje se entende como formação de conexões neurais, a médica chamava de construção do homem; aquilo que compreendemos como núcleo basal, ou BDNF, a educadora dizia ser o guia interno da criança e finalmente, aquilo que as ciências cognitivas chamam de período crítico,

Montessori nomeava por período sensível.

São eles:

  • o período do movimento (do nascimento a um ano de idade);

  • da linguagem (do nascimento aos 6 anos);

  • dos pequenos objetos (1 a 4 anos);

  • da cortesia, boas maneiras e vida social (2 a 6 anos);

  • dos sentidos (2 a 6 anos);

  • da escrita (3 a 4 anos);

  • da ordem (2 a 4 anos);

  • da música (2 a 6 anos);

  • da higiene/desfralde (18 meses a 3 anos);

  • da leitura ( 3 a 5 anos);

  • das relações espaciais (4 a 6 anos);

  • da matemática (4 a 6 anos).

 

Projeto Ciranda da Família

A Mundo Ciranda entende que quanto mais próxima a família estiver da escola, quanto mais pais e professores falarem “a mesma língua” com as crianças, melhor elas se desenvolverão e mais seguras ficarão.

É por isso que existe a “Ciranda da Família” que é um encontro mensal oferecido aos pais para troca de informações e esclarecimento de dúvidas para contribuir com a família em questões muito comuns mas também muito desafiadoras na educação das crianças.

Quem nunca se perguntou uma ou outra questão cobre a educação de seus próprios filhos?  Se alguém diz que nunca teve dúvidas, então deveria ter! Pois estamos sempre com oportunidades de aprender e melhorar. A criança nos traz a chance de nos desenvolvermos e de nos tornarmos, cada vez mais, melhores versões de nós mesmos!

Aproveite sua chance! Os encontros são conduzidos por profissionais especializados e tem vagas limitadas.

Lanches e refeições

Com o objetivo de oferecer às nossas crianças uma alimentação saudável, natural e equilibrada, assegurando as condutas necessárias quanto as restrições alimentares de muitas crianças, serviremos apenas os alimentos produzidos no ambiente escolar, além de usar hortaliças e algumas frutas orgânicas.. Os preparos de bolos e pães (exceto francês e de forma que são comprados) são a base de água ou suco de fruta natural. Os alimentos que necessitam ser adoçados, utilizamos frutas secas.

A gelatina citada no cardápio é feita com gelatina natural e polpa da fruta. A geleia é preparada por nós, sem açúcar e conservantes, feita com a fruta natural. Utilizamos óleo de milho ou girassol, em quantidade mínima. Estamos em transição do arroz branco para arroz integral e o trigo branco para trigo integral. Em muitas das receitas, já utilizamos a farinha de arroz. Tudo isso pensando na saúde e zelo pelos bons hábitos alimentares da sua criança! Sendo assim, não é permitido trazerem alimentos de casa, salvo nos eventos solicitados pela coordenação.

Saúde, medicações e acidentes

A criança que apresentar sinais de doença contagiosa ou que requer maiores cuidados, não deverá comparecer à escola. O retorno às aulas deverá ser autorizado por meio da apresentação de laudo médico, liberando a criança para as atividades letivas.

O uso de medicações na escola deverá ser evitado. Caso haja real necessidade da ministração durante o horário escolar, os pais deverão comunicar pelo aplicativo, anexando a receita médica. Nesses casos, a medicação deverá ser enviada à escola através de seringa, na dosagem desejada, identificada com o nome da medicação e da criança. Alertamos para o perigo de vidros contendo medicações dentro das mochilas, isentando-nos da responsabilidade no caso de quebra. A ESCOLA NÃO POSSUI NENHUM TIPO DE MEDICAÇÃO DISPONÍVEL PARA USO INFANTIL.

Uniforme e objetos pessoais

O uso do uniforme escolar é obrigatório para todas as turmas, durante todo o período de permanência da criança na escola, devendo ser adquirido em loja especializada, indicada pela escola. A criança deverá frequentar as aulas calçando sandálias fechadas ou tênis, evitando quedas e outros acidentes.

Todos os objetos de uso individual deverão ser marcados pelos pais e/ou responsáveis com o nome da criança. A escola não se responsabiliza por objetos perdidos (uniformes, joias, fivelas, brinquedos, acessórios em geral). É proibido a entrada de brinquedos de qualquer espécie na escola, exceto às sextas-feiras ou por solicitação da professora.

A toalha de banho e o lençol (somente se a criança dormir no horário escolar) deverão ser enviados diariamente à escola, visando melhor higiene das peças.

Atividade de Casa

As Atividades de Casa serão enviadas ao Grupo 3 às sextas-feiras; ao Grupo 4, no primeiro e segundo trimestre às sextas-feiras e, no terceiro trimestre, às quartas e sextas-feiras; ao Grupo 5, às segundas, quartas e sextas-feiras, através da Pasta de Atividades, que deverá retornar à escola no próximo dia de aula.

Orientamos aos pais que acompanhem a realização das tarefas, que deverão ser feitas pela criança. Se naquele determinado momento a criança não está disposta a fazê-la, negocie um novo tempo, mas nunca deixe de cobrar a conclusão do dever.

 

O principal objetivo da introdução das tarefas de casa é iniciar uma rotina de responsabilidade com os pequenos. Sabemos que, algumas vezes, esse dever pode causar transtorno para a família, pois exige paciência e um tempo de dedicação dos pais para que a tarefa seja concluída. Contudo, podemos afirmar que, num futuro próximo, vocês colherão bons frutos, pois é uma semente de incentivo e dedicação aos estudos que estamos plantando na vida das nossas crianças.

 

É necessário ter em casa: lápis de escrever, borracha, giz de cera, lápis de cor, tesoura sem ponta, cola e materiais

para pesquisas e recortes.

 

Canais de Comunicação

Agenda digital - Utilizamos o aplicativo como principal canal de comunicação entre escola e família, por onde enviamos as circulares, cardápios, bilhetes, autorizações, informativos em geral e boleto das mensalidades.

 

Site - atualizamos as fotos trimestrais de cada grupo, disponibilizamos o cardápio mensal e horários dos grupos. Acesse: www.mundociranda.com.br

 

Facebook e Instagram - mantemos atualizadas uma amostra da rotina diária de cada Grupo e divulgaremos os eventos do mês. Acesse: facebook.com/mundociranda e instagram.com/mundociranda/

 

E-mail - Mantenha seu endereço de e-mail atualizado. Acesse: contato@mundociranda.com.br

WhatsApp - Mantenha seu número de celular atualizado na escola. O celular da escola é 27 99520.5514.

Todos os detalhes que você precisa saber sobre nossa escola

Manual de Bordo